quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Atlético-PR 3 - 0 Palmeiras

Foto: Joka Madruga/ Futura Press

por Dimitrius Pulvirenti

Antes do jogo e tava na cara. Um time vinha de derrota contra o BOA e uma sequência de jogos desanimadores. O outro, de uma vitória contra o Botafogo e uma arrancada espetacular na Série A. 15 minutos e ficou óbvio. Um time entrou para um jogo normal. O outro, para um jogo de Copa. 30 minutos e tive certeza. Só um time eliminado toma um gol daqueles.

A ideia do pós-jogo é fazer uma análise, não só contar o que aconteceu no jogo. Por isso que estou postando às 18h do dia seguinte e não logo depois da partida. Sobre ontem, francamente, o resultado não interessa. Sim, o Palmeiras perdeu, foi eliminado. Mas, querendo ou não, isso faz parte do futebol. Ótimos times foram, são e serão eliminados.

Nos últimos anos, sobram eliminações do Palmeiras. Dá pra lembrar de 10 em questão de 30 segundos. Essa foi mais uma. Eu queria falar sobre a grandeza do Palmeiras.

Calma, não se assuste. Eu conheço a História do Palmeiras, as glórias, as lutas, as Academias. É óbvio que o Palmeiras fez coisas monumentais. Eu queria falar de hoje, o dia seguinte, o 29 de agosto de 2013. Hoje, e só hoje, o Palmeiras é grande?

Vou ser sincero: estou em dúvida. Eu não consigo ficar indignado com a tal política de austeridade praticada pela atual gestão como outros ficam. Pra mim, na verdade, é um alívio ver alguma dose de racionalidade lá. A sensação que tenho é que alguns querem que o Palmeiras compre uma casa sem ter dinheiro apenas para fazer um churrasco fantástico pros amigos.

Posso estar errado, mas todos nós estamos em dúvida em relação à grandeza desse clube. Eu, o não-indignado, e vocês, sedentos por provarem aos outros que o Palmeiras é capaz de emulá-los. Pra mim, admitir a irresponsabilidade de vários anos é ser grande. Não arriscar agora depois de arriscar errado inúmeras vezes é ser grande. Saber se levar de vencida é mostrar que, de fato, é campeão.

Perder não é bom, ninguém gosta e eu mesmo fiquei bravo ontem. Há milhares de outros aspectos sobre o jogo de ontem que ainda quero tratar em outra ocasião: o Kleina não consegue fazer o time se impor sequer na Série B, Mendieta não consegue substituir o Valdivia à altura por enquanto, Leandro caiu de produção assustadoramente, o sistema defensivo é ruim, Márcio Araújo e Charles não podem ser titulares absolutos desse time, a base não está sendo aproveitada.

Nobre e Brunoro têm vários defeitos e já erraram várias vezes. Mas cobrá-los por algo que é irresponsável é hipocrisia. Cobrá-los por algo que nenhum adulto consciente faria é falsidade. Ser grande, para o Palmeiras de hoje, é admitir que precisamos reconstruir.

Vamos ao que há de objetivo.

QUEM FOI BEM
Hahaha.

QUEM FOI MAL
Márcio Araújo, Charles e Leandro. O primeiro faz jus às críticas que recebe há anos. O segundo, às críticas que recebe há dois meses. O último não faz jus aos 5 milhões de euros que, pasmem, cogitamos pagar por ele.

FERNANDO PRASS - 4
Acho que falhou no primeiro gol. No segundo, a bola voltou pro meio da área, mas tenho dúvidas se era possível evitar isso.

LUÍS FELIPE - 5
Um jogo apenas regular e uma falha bizarra que não levou ao gol do Atlético-PR.

HENRIQUE - 4
Não vi grandes falhas, mas também não vi nada de bom.

VILSON - 4
Idem

JUNINHO - 5
Estava em campo?

MÁRCIO ARAÚJO - 4
Jogo ruim. Não conseguiu marcar um senhor de 38 anos.

CHARLES - 3
Abriu espaço, ele chuta, de qualquer lugar. E errado.

WESLEY - 6
Único que tentou alguma coisa diferente, foi quem criou as melhores jogadas ofensivas do Palmeiras.

MENDIETA - 5
Alguma coisa aqui, outra coisinha ali. Pouco para um meia. Muito pouco.

LEANDRO - 3
Tentou algumas coisas. Todas deram errado.

ALAN KARDEC - 6
Lutou, brigou, buscou jogo. Foi o que deu pra fazer.

RONNY - 4
Apareceu e criou algumas chances, mas ficou nisso.

FERNANDINHO - 3
Recebeu o cartão amarelo e foi só.

CAIO - S/N
Não fez nada.

GILSON KLEINA - 3Dois jogos fáceis de motivar nos quais o time entrou apático. Um esquema tático que, com Mendieta, não funciona. Jogo de sábado é bom pra ver em que nível da carreira está Gilson Kleina.

Um comentário:

  1. Olha , tambem sou dos que concordam com a politica de austeridade da atual diretoria .Em minha opinião Nobre e Brunoro não tem culpa desse estado de coisas , acho até que dentro das limitações que lhes foram impostas , fizeram boas coisas .
    Ganhar , empatar ou perder, é do jogo , mas perder como perdemos , sem alma , sem garra , sem força , sem determinação da maioria dos que estavam em campo , isso foi o que revoltou .
    De um lado um time organizado , com padrão tático definido e com uma determinação a cada lance que dava gosto ver . Do outro lado , de branco e verde , um time apático , desorganizado , sem força e errando muito ,ficou barato ser goleado só de 3 .
    Esperamos que não fique só nas palavras a revolta de nosso presidente ontem , precisamos de mudanças urgentes , a começar do comando tecnico, como ficou claro ontem . Se tivesse atitude, o sr. Kleina poderia ter demonstrado pelo menos um minimo de indignação .
    Luis Felipe, Wesley e Alan Kardec, pelo menos se esforçaram , Mendieta correu , e só, o restante foi deprimente .

    ResponderExcluir