quarta-feira, 7 de agosto de 2013

[Notícia] Palmeiras encaminha empréstimo de Wesley

Foto: Alex Silva/Agência Estado
por Dimitrius Pulvirenti


Na tarde desta quarta-feira (7), o repórter do Lance!, Caio Carrieri, informou que o Palmeiras está encaminhando o empréstimo de Wesley para o Atlético-MG. A razão para o negócio, de acordo com a reportagem, é o salário do volante, considerado alto pela cúpula palmeirense. Caso se confirme a saída de Wesley, que chegou ao Palmeiras no início do ano passado, o jogador se despedirá do clube exatamente no momento em que começa a render o que era esperado.

Wesley não é um jogador extraordinário. No Palmeiras atual, contudo, tem importância considerável: é o melhor segundo volante da equipe, regular na marcação e ótimo ofensivamente. Nenhum outro volante é capaz de render o que Wesley vem rendendo.


O negócio torna-se ainda pior pelos termos informados: o Palmeiras empresta um ótimo jogador, que seria facilmente titular na Série A, apenas para economizar. Em resumo, o Palmeiras decide pagar para piorar seu time, na esperança de que os jogadores que sobraram só deem conta do recado. Uma transação que, à primeira vista, demonstra o desejo da Diretora em subir com um time que tenha o mínimo de qualidade necessária para a tarefa e não o melhor que pode montar.

Além disso, paira certa dúvida sobre o salário de Wesley que, de acordo com a reportagem, está na casa dos 300 mil. Um patamar quase inacreditável e que suscita questionamentos: qual era o interesse da fonte - provavelmente de dentro do Palmeiras - em divulgar o salário do jogador? Legitimar o empréstimo, talvez? O repórter Caio Carrieri fez o seu trabalho muito bem e colheu a informação, mas o contexto torna a história estranha.

Se o salário de Wesley é tão grande, por que não foi o primeiro a ser emprestado, já no início do ano? Ora, uma gestão que prega planejamento deveria saber se poderia pagá-lo. Se tivesse a mínima dúvida, emprestasse no início do ano: os termos não poderiam ser mais draconianos que os atuais, sem contrapartidas.

No twitter, Daniel Batista, responsável pela cobertura do Palmeiras no Estadão, avisou que "Wesley está longe de ser unanimidade no clube, inclusive na comissão técnica". É possível, já que demorou mais de um ano para render e poucos sabem o que fez ou deixou de fazer nesse meio tempo para ter um desempenho tão fraco, por vezes reclamando publicamente quando jogava fora de posição.

Não há informações, porém, de Wesley cometendo atos de indisciplina. É um dos jogadores mais queridos pelo elenco e, de fato, quando jogou em sua posição, deu um salto de qualidade. A única situação que deixaria o negócio mais palatável seria o interesse em revelar um jogador, como Bruno Dybal. As recentes atitudes da Diretoria, entretanto, colocando os jogadores da base em stand-by em times do interior, faz com que a hipótese seja remota.

A não ser que a negociação seja negada, a única certeza que fica é a de que o Palmeiras, na caminhada pelo retorno à Série A, fica com um time mais parecido com um de Série B.

2 comentários:

  1. Indepedente do resultado, uma análise completa e com muito bom senso, concordando com ela ou não.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra acreditar que a diretoria vai abrir mão do jogador que mais evoluiu nos ultimos meses .Se ele reclamou que estava fora da posição ideal , está mais do que comprovado que tinha procedência a reclamação , pelo futebol que tem apresentado .
    Se precisam adequar orçamento reduzindo a folha, que tal liberar Weldinho , André Luiz , Marcio Araujo , Caio , só pra citar alguns que foram muito aproveitados pelo sr. Kleina .

    ResponderExcluir