segunda-feira, 26 de agosto de 2013

[ESPECIAL] Palmeiras 99 anos - Saudações ao Maior Campeão Brasileiro

Foto: Reprodução Site Palmeiras

Por Nathalia Guarezi

Hoje, mais do que nunca, vou ignorar a razão para celebrar os 99 anos do nosso Palmeiras. O maior campeão nacional, o primeiro campeão mundial (porque sim), a primeira equipe que representou a Seleção Brasileira, a Escola de Goleiros, as Academias de Futebol, o Palestra Itália, o Palmeiras. Nosso Palmeiras.

Sou a terceira geração alviverde da família. A primeira, guiada pelo meu avô, nasceu na década de 60, quando seu Ladislau acompanhava a imbatível Academia de Futebol pelas ondas do rádio, no interior do Paraná. Paixão que nasceu naturalmente, como tem que ser. Dos 99 anos de Sociedade Esportiva Palmeiras, guardo em vida apenas os últimos 23. Em memória, pouco mais do que 15 anos. Quase nada perto da enormidade que o Palmeiras é para o futebol brasileiro e mundial.

Tudo que sei sobre o Palmeiras foi contado pela minha família. Avô, tios e meu pai. Pai que segurou minhas mãos quando entrei pela primeira vez no saudoso Palestra Itália. Pai que comemorou a Libertadores de 99 feito um alucinado nas janelas do nosso apartamento, ecoando o grito de campeão.

Pai que demorou quase dez anos para comemorar outro título, o Paulistão de 2008, agora ao meu lado. Título que alguns menosprezam. Título é título, amigos. Entre tropeços, carência de ídolos e conquistas importantes, nos arrastamos pela última década até levantar o nosso décimo primeiro troféu nacional. Pouco? Somos Palmeiras!

Quando fizeram o impossível para tirar o Palmeiras dos holofotes, sua torcida o reergueu. Carregamos o Alviverde para provar ao próprio Alviverde o quanto ele deve ser Imponente. E assim, o clube chega ao seu aniversário de 99 anos. Com saudade de casa, com ansiedade para voltar à primeira divisão, com vontade de fazer um Centenário histórico. Queremos títulos, sim. Mas queremos um Palmeiras ainda mais Imponente, sem manias de perseguição e sem brigas políticas.

Queremos sempre levar de vencida e mostrar que, de fato, somos campeões.

Vida longa ao nosso Palmeiras.

Um comentário: