sábado, 12 de abril de 2014

[Coluna] Sobre merdas

por Dimitrius Pulvirenti

Em 2012, o Raul Bianchi (o @goleiroverde, do Mondo Verde) estava no twitter otimista com a campanha do Palmeiras na Copa do Brasil. Eu, um palmeirense de 19 calejado com os fracassos, respondi algo como “Não se empolga. Vai dar merda. Sempre dá merda”. Você deve entender minha lógica: alguma coisa de errado iria acontecer e isso, em último caso, levaria o Palmeiras a uma espiral de azar com direção ao último nível de inferno. Você sabe do que estou falando, aquilo que acontece todo ano com a gente.

Você deve estar pensando que eu errei, visto que acabamos campeões. Não tão rápido.

Eu estava bastante correto. Naquele campeonato, o Palmeiras perdeu um de seus melhores jogadores após ele ser sequestrado, o jogador que dava solidez defensiva foi expulso após levar um soco e jogou a final com febre e o centroavante teve apendicite e perdeu as duas finais. Fomos campeões.

Merdas acontecem. Tá, e daí? Ou você desvia dela ou pisa e depois limpa. Merdas acontecem, palmeirense, e daí?

Merdas vão continuar acontecendo. Merdas aconteceram durante toda a história do Palmeiras. Para e pensa: estávamos disputando um título e aí decidiram que, pela nossa origem italiana, provavelmente éramos fascistas e, ou mudávamos o nome, ou o time acabava. Essa, sim, é uma verdadeira merda. Bem, mudamos o nome. E, mesmo assim, acharam que não era suficiente. Um dia antes do grande jogo, mudamos o nome de novo. Teve gente fazendo barricada na nossa sede com medo de que ela fosse invadida. Vender o Wesley? Pff.

O Brasileirão vai começar, a Copa do Brasil vai continuar e merdas virão pela frente. Ninguém pode prever o tamanho delas. O que definirá até onde iremos é a capacidade de entender que, bem, merdas acontecem. Palmeirense, se prepare: sim, vai dar merda. Mas já atravessamos muitas e saímos com uma taça.

PS. Diretoria: o fato de merdas acontecerem não significa que você esteja liberada para fazer merda por si própria. Renovem logo com o Kardec, contratem um lateral e um centroavante reserva. Vender o Wesley e o Valdivia após a Copa, eu entendo. Mas vamos precisar de reposição de qualidade para eles também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário