sexta-feira, 12 de julho de 2013

[Série B] Massaraújo, o intocável

Foto: Verdazzo
Por Felipe Portes

Ele é titular do Palmeiras desde 2010. Nem Marcos deve ter conseguido ficar tanto tempo jogando entre os onze iniciais em mais de 20 anos de clube. Poucos conseguem explicar o fenômeno em torno de Márcio Araújo, Massaraújo, ou para os íntimos, apenas Massa. 

A #araujomania pegou de vez em 2013 quando o volante resolveu descambar a fazer gols no Campeonato Paulista. Foram dias difíceis para os palmeirenses mais corneteiros (o autor inclusive levanta a mão e lembra quando comemorou um gol contra o Atlético Sorocaba berrando xingamentos ao meia alagoano), que viam um dos maiores azarões dos últimos 10 anos encaixar uma boa fase. 

Mas por que Araújo é tão intocável, desde os tempos de Felipão? O "sucesso" dele no time está condicionado muito em virtude do seu perfil operário. Afinal, ele é um marcador esforçado e bem de vez em quando (assim na mesma periodicidade do cometa halley) aparece bem no ataque. Por ser um trabalhador, o famoso jogador formiguinha, demoramos a perceber as deficiências técnicas dele. Convenhamos que como passador e armador ele não é grande coisa, joga olhando para o chão. 

Em 2011 teve seus bons momentos, bom que se diga. Mas o Palmeiras também se consolidou como um time feio por causa do seu futebol engessado, sem técnica. Importante salientar também que para um volante isso não é lá um defeito tão condenável, mas é que fica difícil enxergar Massa como um cara versátil, implacável ou bem posicionado. Até porque em muitos gols bobos que o time levou em 2012, ele estava com as calças arriadas em outro lugar que não fosse perto da cabeça de área.

Os dias em que ele comprometeu a defesa foram muitos, mas nem assim ele deixava de ser titular. Já jogou ao lado de Assunção, parceiro de Wesley, como volante único e por alguns terríveis dias após o carnaval de 2013, como armador, já que descobriram que ele levava jeito pra mandar tijoladas do meio da rua. 

Estudando um pouco o perfil do rapaz nestes três anos, perdi vários cabelos e roí algumas unhas mas comecei a entender: Araújo é um Pierre piorado, que desarma bem nos padrões brasileiros, mas que passa quase sempre sem levar cartões. Então concluí que além de operário, ele é disciplinado, e aí sim isso faz diferença para um atleta da posição. Quando vemos uma notícia de que o Palmeiras está contratando algum novo volante ou meia mais defensivo, logo vem à cabeça: agora o Araújo sai. Mas não vai acontecer tão cedo, meus caros amigos palmeirenses.

Estamos na Série B. Sem muito dinheiro. Não podemos fazer grandes apostas (salvo a molecada da base) e talvez estejamos passando por uma Síndrome de Estocolmo com Massa sendo eternamente titular. E na cabeça de Kleina, Eguren terá de trabalhar muito se quiser tomar o posto do camisa 18. Contratado para ser o homem à frente da zaga, o gringo vai novamente deslocar Araújo para o papel de apoio, mais solto e com comunicação maior com o meio. E isso não pode significar boa coisa... 

Um comentário:

  1. http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,palmeiras-anuncia-chegada-do-volante-marcio-araujo,486493,0.htm | #araujoole foi "um pedido especial do técnico Muricy Ramalho" e desde então reina absoluto. :)

    ResponderExcluir