quarta-feira, 31 de julho de 2013

[Pós-Jogo] Palmeiras 4 - 0 Icasa

Foto: Ari Ferreira/Lance!Press
Por Dimitrius Pulvirenti


Sim, o Palmeiras tem goleiro. Não, o problema não era só o André Luiz. Sim, tem vida inteligente sem Valdivia. Não, o Henrique não está bem. Sim,  tem Alan Kardec para ser o centroavante pra Série B. Não, o resultado não faz justiça ao que foi partida. Sim,  tem o Wesley numa fase fantástica. Entre erros e acertos, o Palmeiras goleou de novo.

Muitos dirão, sobre a vitória de hoje, "ai, mas se o Prass não defendesse o pênalti, a história seria diferente". Concordo, mas é para isso que o Prass está lá. A penalidade máxima, ela faz parte do jogo. Sei bem que é um grande desafio para o goleiro, pela dificuldade em evitar o gol, mas sua função é defender. Prass mostrou porque o contratamos. Para decidir jogos, como Valdivia, Leandro e cia. Não só defendeu como também SEGUROU o pênalti cobrado por RADAMÉS, marido de VIVIANE ARAÚJO. O Palmeiras tem goleiro.

Tem goleiro, mas a defesa continua mal. Vilson, que entrou no lugar de André Luiz, fez uma partida segura, mas o Palmeiras, mesmo assim, deixou o Icasa criar muitas situações de gol. Mais do que as que se espera para um adversário do nível do Icasa. A PorcoPress já tratou do TERROR DEFENSIVO, mas cabe lembrar: o problema não é um jogador, um zagueiro ou um volante, mas todo o sistema defensivo. No lance do pênalti, por exemplo, Charles deixa de acompanhar o atacante, Henrique não percebe e ele aparece na área com liberdade.

Mas se a defesa tem problemas, sobram soluções no ataque. Leandro não está aparecendo tanto como no início da Série B, mas permanece aparecendo na hora certa. Quando o jogo estava morno, partiu pela esquerda e sofreu o pênalti que abriu o placar. Mendieta, no final da primeira etapa, quase marcou um golaço, além de ter dado dribles e bons passes. Vinicius fez uma ótima partida, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, quando saiu para a entrada de Alan Kardec. O centroavante fez jus ao nome e marcou um GOL ESPÍRITA, exatamente no momento em que a partida se encaminhava para um 1 a 0 sofrido.

Aos dois setores, entretanto, falta regularidade. Ambos alternam ótimos momentos. O ofensivo, quando falha, causa falta de perigo. O defensivo, gols adversários. A ambos, parece faltar motivação. Henrique é a imagem dessa situação: tido como um dos líderes do elenco e um dos melhores do Brasil na posição, faz uma Série B apenas regular, é um rascunho do que foi em 2012. O ataque é capaz de passar um tempo inteiro sem muita criatividade e jogar 15 minutos no segundo tempo com bastante intensidade, movimentação e ótimas jogadas. Qual é o verdadeiro?

O Palmeiras se tornou um bom time sob as mãos de Kleina, mas falta consistência. Tem, entretanto, as ferramentas para isso: na defesa, falta a entrada de Eguren. No ataque, faltam Kardec e Mendieta. Com mais seriedade, dá pra criar gordura na Série B e pagar pra ver na Copa do Brasil.

QUEM FOI BEM
Prass foi decisivo. Valdiva e Alan Kardec mataram a partida no segundo tempo. No primeiro tempo, Mendieta mostrou que tem qualidade.

QUEM FOI MAL
Além do pênalti polêmico que cometeu, Henrique está mal com a bola rolando. Até mesmo partindo para o ataque, que não é sua função principal. Juninho errou alguns passes no começo do jogo. Não comprometer não é bom o bastante.

NOTAS

PRASS - 9
Defendeu um pênalti difícil, cobrado por Radamés. Além disso, foi muito seguro durante a partida. Fez a diferença.

LUÍS FELIPE - 7
Muito boa partida, apesar de ter ido abaixo do ideal nos cruzamentos. Ótima opção ofensiva, melhorou na defesa também.

HENRIQUE - 4
Mal, acertou pouco. O palmeirense espera muito mais segurança dele, ainda mais na Série B.

VILSON - 6
Seguro. Entre Henrique, André Luiz e ele, vem sendo o único titular absoluto. Jogou com seriedade e não vi nenhuma falha no lance do pênalti ou durante o jogo.

JUNINHO - 5
Desatento, não foi bem nem ofensivamente, nem defensivamente. É beneficiado pelo nível da competição que enfrenta contra Marcelo Oliveira e até Fernandinho. Gostaria de ver um dos dois tendo uma chance, entretanto.

MÁRCIO ARAÚJO - 7
Ótima partida. Defensivamente eficiente, ofensivamente presenta. Fez bela jogada no início do segundo tempo, quando Vinicius quase ampliou o placar.

CHARLES - 5
Apareceu em alguns chutes e no lance do terceiro gol. Mas, defensivamente, está muito mal. Falhou no lance do pênalti e no segundo tempo cometeu duas falhas que resultaram em jogadas perigosas do Icasa.

WESLEY - 8
Ótima fase, ótima partida. Coroado com o gol. Antes da parada já demonstrava ter mudado. Agora, é peça fundamental nesse time. Jogando em alto nível.

MENDIETA - 7
Muito bom primeiro tempo. Apagado no segundo tempo. Se fizesse aquele gol, estaríamos falando em construir uma placa para ele. Tem futuro no time.

VINICIUS - 7
Adorei a partida dele. Participativo, foi pra cima. Um dos melhores do Palmeiras no primeiro tempo. No segundo tempo, continuou muito bem até o momento em que foi substituído.

LEANDRO - 6
Não fez grandes jogadas mas, como de costume, apareceu na hora certa, sofrendo o pênalti. Impressiona sua capacidade de decidir. Isso que, pra mim, não está em boa fase.

VALDIVIA - 8
Entrou, não fez muito, aceitou a marcação. Aí apareceu e decidiu a partida. Sua jogada no quarto gol foi extraordinária. Há vida sem Valdivia. Mas com ele é muito melhor.

ALAN KARDEC - 8
Temos um centroavante.

ANANIAS - 5
O cinco, aqui, é diferente da nota do Charles. Não falhou e foi bastante eficiente quando apareceu. Mas nada que justificasse uma nota maior.

KLEINA - 6
O time vem jogando da mesma maneira já há algum tempo. Não concordo em hipótese nenhuma com quem diz que "não saiu da Ponte Preta", mas acho que deveria ter ousado um pouquinho mais, colocando Valdivia e Mendieta juntos no segundo tempo.


3 comentários:

  1. Dado o conjunto da obra e por ser uma opção tática importante, não concordo com a nota dada ao Ananiesta, poderia ser melhor.

    Valdívida continua jogando bem e faz com que o setor ofensivo trabalhe melhor.

    Mendieta tem talento.

    Alan Kardec visivelmente sem ritmo de jogo, é um centroavante de ofício.

    Wesley: em minha humilde opinião, o jogador do Palmeiras que mais evoluiu de 2012 pra cá. òtima fase.

    Juninho: vem melhorando mas não sei se mantém a pegada quando o caldo entornar (Copa do brasil, por exemplo).

    No mais, a observação da esposa do Ramadés só pecou por não vim com um link... ;)

    ResponderExcluir
  2. (Ramadés, Radamés, tudo igual...)

    ResponderExcluir
  3. Depois de "pegar " a Viviane , pode chamar ele de qualquer coisa .hehehehe
    Foi a melhor jogada da carreira dele inteira .

    ResponderExcluir