terça-feira, 17 de dezembro de 2013

[Coluna] Fica ou sai: Leandro

Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press
por Dimitrius Pulvirenti

No meio do ano, escrevi o texto "Leandro, em números", onde mostrei várias estatísticas para conferir quão boa era a produção do Leandro até o momento. Minha ideia, antes daquele texto, era falar que o Leandro não era tudo isso, que não fazia sentido tratá-lo como uma grande promessa do futebol brasileiro. Mas os números diziam outra coisa. Após esse post, Leandro teve altos e baixos, mas terminou o ano bem, apesar das expulsões. Hoje, enfrenta um processo de renovação conturbado. Fica ou sai?

Leandro veio como parte da troca entre Palmeiras e Grêmio pelo centroavante Hernán Barcos. Dentre todos, diria que, ao lado de Rondinelly, era o mais desconhecido. Após assumir ser torcedor do Palmeiras e entrar nos jogos e marcar seus gols, caiu nas graças da torcida. Terminou a temporada com 19 gols, um número interessante mas também nada espetacular. Na Série B, foram 13 gols e 5 assistências.

Recentemente, o Palmeiras contratou Rodolfo, de 20 anos, junto ao Rio Claro. É um jogador com características parecidas com a do Leandro, inclusive a idade, só que muito mais barato.

Segundo especulado pela imprensa, Leandro recebe em torno de 40 mil reais, um salário baixo para os padrões atuais do futebol. Nada mais justo. Não duvido que Ananias, por exemplo, não tenha vencimentos maiores. Leandro supostamente quer que seu salário aumente para 150 mil reais. Leandro completará 21 anos em 2014 e ainda pode melhorar. Sua permanência não terá custo ao Palmeiras, a não ser o salarial.

Não acredito que o impasse na renovação seja porque o Palmeiras não ache Leandro uma das prioridades para a próxima temporada. Mas, pelas últimas negociações, Nobre e cia. não irão pagar mais do que acham justo no mercado. É uma estratégia arriscada porque, bem, os outros clubes não fazem isso. Eu não pagaria 150 mil reais no Leandro, mas também não acredito que ele seja irredutível na sua pedida. Um meio-termo pode ser alcançado, ainda mais se o Palmeiras não gastar dinheiro em jogadores que tem substitutos de mesmo nível nas categorias de base.

O importante é que Leandro vale a aposta. Pode dar certo ou pode dar errado. Se der errado, ele volta pro Grêmio, se der certo, o Palmeiras paga o preço e revende.

Um comentário:

  1. Leandro tem demonstrado um bom futebol, o que me surpreende nele é sua frieza cara a cara com o goleiro, demonstra bastante habilidade e técnica em tais situaçoes, ele com apenas 21 anos demonstra ter um futuro promissor, acho que o "teste de fogo" dele será na proxima temporada onde veremos se ele é tudo isso mesmo, é a chance dele de mostrar todo o seu futebol, acredito que sim, é uma boa a renovação dele pro centenário, ele deve ficar no Verdão.

    ResponderExcluir