Foto: Célio Messias/Agência Estado |
Por Nathalia Guarezi
O palmeirense se acostumou a ganhar os jogos da Série B de virada. Contra o Boa Esporte, porém, não deu certo. A derrota quebrou a invencibilidade de 11 jogos na competição. O resultado em Varginha não preocupa o torcedor em relação ao acesso à primeira divisão, mas traz uma irritação sem fim pela apatia mostrada em campo. Mesmo com um time misto, o técnico Gilson Kleina tinha peças de reposição melhores para começar a partida. Não teve coragem e sua apatia contaminou a equipe inteira.
Poupar alguns jogadores para o importante duelo da Copa do Brasil foi uma boa opção. Mas nem por isso o Palmeiras devia ter ido à campo com uma formação ridícula. No primeiro tempo, assistimos a 46 minutos de um jogo horrível. Péssimo. O pior do Palmeiras nesta Série B. Não tivemos uma chance clara de gol. Aliás, chegamos na área do Boa Esporte somente aos 39 minutos, numa jogada que levou nenhum perigo ao goleiro adversário.
Com Wesley suspenso pela expulsão contra o Paysandu, Valdívia “aprimorando a parte física” (como disse o repórter da Globo - RISOS), Vilson, Juninho e Prass poupados, o nosso brilhante treinador teve a chance de montar um time decente para enfrentar o Boa Esporte, mas preferiu a pior das hipóteses. Dos poupados, ainda teve também o Mendieta, que passou o primeiro tempo esquentando o banco.
Kleina, então, escalou um meio campo que não conseguiu colocar a bola no chão e sair jogando. Até agora ninguém entende por que o técnico colocou um trio de volantes, sendo que um deles é o Márcio Araújo. Ao lado de Charles e Eguren, o Massa era o único que tentava sair jogando. Conseguem imaginar o desastre? O Palmeiras dependeu de Márcio Araújo para articular alguma coisa. Meu Deus!
Nessa formação ridícula do Kleina, sobrou para Felipe Menezes organizar o meio campo e armar o time. Claro que não conseguiu fazer isso no primeiro tempo tampouco no segundo, quando tivemos a entrada do Mendieta para ajudar. Com o paraguaio em campo, o Palmeiras fez em seis minutos da etapa final o que não conseguiu nos 46 iniciais.
Daí pra frente, o time conseguiu tocar a bola, armou boas jogadas, mas parou nas defesas do goleiro Douglas. Em meio a tudo isso, tivemos cenas bizarras. Henrique passou de zagueiro para meio campista, lateral, centroavante e o que mais você quiser listar. Alan Kardec teve poucas chances de marcar e ficou discreto demais, principalmente porque senti que estava recuado, jogando muito mais pelo meio do que lá na frente. Alguém explica?
Bom, até agora não havia comentado sobre o gol do Boa Esporte. É porque não quero citar o Karanga por um bom tempo. O cara é enjoado, deu trabalho na primeira etapa, fez o gol da vitória mineira. Custo acreditar que ele daria trabalho se o nosso capitão Henrique estivesse em boa fase. Mas não, não. E ficamos sem manchetes. Charles, mais uma vez, rendeu nada dentro de campo. Sorte nossa que levou o terceiro cartão amarelo e está fora do próximo jogo. O uruguaio Eguren é uma ótima opção, não há dúvidas. Joga com segurança e muita rispidez. Não brinca em serviço.
Como disse no início, a terceira derrota na Série B não vai prejudicar o time em relação ao acesso. Mas não é o primeiro jogo que o Palmeiras começa perdendo e tem dificuldade de virar o placar. Antes, tivemos competência para reverter o resultado a tempo. Hoje não foi possível e espero que isso sirva de lição para a equipe do Kleina. Não dá mais para entrar em campo dando espaço para o adversário ou tendo uma atuação apática como vimos hoje. O Palmeiras tem a obrigação de sobrar nesse campeonato infernal.
QUEM FOI MAL
Pela falta de vontade, eu deveria dizer que o time inteiro merece estar nessa seção por toda a apatia que demonstrou. Mas vou salvar o goleiro. Sim, o tão criticado, questionado, xingado goleiro Bruno. Ele não teve culpa no gol e ainda fez boas defesas quando foi acionado. Por favor, vamos ser justos né galera.
QUEM FOI BEM
Hmm. Difícil. Passo essa. Próxima pergunta, por favor.
NOTAS
BRUNO - 7
Ele é muito criticado, inclusive por mim. Mas hoje não teve culpa no gol do enjoado Karanga e ainda fechou o gol quando o Boa Esporte tentou ampliar.
HENRIQUE - 5
Mostrou o não-futebol que o fez ser convocado pelo Bigode. Hoje, não contente em jogar mal na zaga, o capitão palmeirense arriscou no meio campo e no ataque. Ainda procuro argumentos que expliquem no quê isso pode ajudar o Palmeiras.
TIAGO ALVES– 6
Discreto, mas não protegeu o time como deveria. Também, com o Henrique ao lado isso fica difícil, entendo.
LUIS FELIPE – 6
Abaixo do que vem mostrando em campo, o lateral foi contaminado pela apatia da equipe e não fez uma boa partida. Pena.
FERNANDINHO – 6
Não tivemos lateral-esquerda hoje. Ou vocês viram algo que eu não vi?
EGUREN – 7
Dei nota sete só porque o uruguaio mostra segurança acima da média. Parece que joga no Palmeiras há muito tempo.
CHARLES - ZERO
Peguei birra mesmo, minha nota será zero mesmo e segue o jogo (sem o Charles, de preferência).
MÁRCIO ARAÚJO – 2
Com o time montado pelo Kleina no primeiro tempo, o Massa conseguiu errar mais do que o seu normal. Em 22 passes errados no primeiro tempo, o Intocável foi o culpado por sete deles.
FELIPE MENEZES – 5
Não armou no primeiro tempo e na etapa final até chutou ao gol. Irregular durante o jogo, não ajudou como deveria.
ANANIAS – 7
Apareceu para o jogo. Buscou a bola, armou e chutou quando pôde. O melhor no ataque palmeirense.
ALAN KARDEC – 5
Ainda fui simpática com o atacante do além. Tudo bem que ele não teve culpa pelo péssimo time em campo que não conseguia entregar a bola redondinha lá na frente. Mas ainda assim, Kardec ficou muito tempo fora da área e deu raiva tantas vezes que ele buscou o jogo no meio campo. Não queremos isso. Ou queremos?
RONNY – 5
Entrou aos 15 minutos da etapa final, teve tempo para mostrar futebol e não conseguiu. Também não comprometeu.
MENDIETA – 6
Devia ter jogado a partida inteira. Quando entrou, o time já ganhou outra cara. Sem um meio campo decente para apoiá-lo, não conseguiu resolver como gostaríamos.
SERGINHO – 6
Deu um chutezinho ao gol e só. Não vi muita coisa além disso.
KLEINA - 1
O pontinho é por compaixão (sei lá por qual motivo). Escalou mal, muito mal, péssimo, horrível. Tinha bons jogadores para montar um time misto, mas escolheu mandar a campo três volantes. TRÊS volantes contra o Boa Esporte. Perdeu a chance de colocar um meia e dar outra cara para o time. Kleina não teve coragem e sua apatia contaminou o time. Simples assim.
Pra mim, o principal culpado pela derrota é esse estagiário que atende pelo nome de Gilson Kleina. Armou errado, não mudou o time certo e insistiu no erro.
ResponderExcluirDos que estavam em campo, não dá mais para o Marcio Araújo, ninguém aguenta mais!
O jeito é tentar esquecer esse resultado e focar apenas no confronto de quarta feira.
Boa Natalia , precisamos criar um movimento , "Fora Marcio Araujo , Charles e Kleina " O M. Araujo e o Charles vem de fracas atuações a muito tempo , e nosso "treineiro" é absolutamente ridículo .Deu sorte em algumas oportunidades em que tentou corrigir, e acabamos virando .
ResponderExcluirAgora é uma simples questão de lógica ; ele está tentando "arrumar" em demasia , porque esta armando errado em demasia .
Vamos sofrer novamente na quarta . Aguardem .