quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Atlético-PR 3 - 0 Palmeiras

Foto: Joka Madruga/ Futura Press

por Dimitrius Pulvirenti

Antes do jogo e tava na cara. Um time vinha de derrota contra o BOA e uma sequência de jogos desanimadores. O outro, de uma vitória contra o Botafogo e uma arrancada espetacular na Série A. 15 minutos e ficou óbvio. Um time entrou para um jogo normal. O outro, para um jogo de Copa. 30 minutos e tive certeza. Só um time eliminado toma um gol daqueles.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E SE #2 - Edmundo fora da final de 1997

Foto: Extra/Cezar Loureiro
por Dimitrius Pulvirenti

O primeiro ano de Felipão no Palmeiras. Os parmeristas na sétimo colocação, com campanha instável no Brasileirão quando, sem ninguém esperar, o Palmeiras arranca e chega à final contra o Vasco. Os cariocas jogam por dois empates. Na primeira partida, 0 a 0 no Morumbi. Edmundo, melhor jogador do campeonato, toma o cartão amarelo. Com três amarelos e fora da final, mandam o Animal forçar uma expulsão - à época, nem precisava pedir. A expulsão forçaria um julgamento no tribunal e daria a chance a Edmundo jogar a segunda final. Não deu outra: por 6 votos a 1, Edmundo foi absolvido, jogou a final e o Vasco foi campeão. Mas... E SE.

[ESPECIAL] Palmeiras 99 anos - Saudações ao Maior Campeão Brasileiro

Foto: Reprodução Site Palmeiras

Por Nathalia Guarezi

Hoje, mais do que nunca, vou ignorar a razão para celebrar os 99 anos do nosso Palmeiras. O maior campeão nacional, o primeiro campeão mundial (porque sim), a primeira equipe que representou a Seleção Brasileira, a Escola de Goleiros, as Academias de Futebol, o Palestra Itália, o Palmeiras. Nosso Palmeiras.

sábado, 24 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Boa Esporte 1 - 0 Palmeiras

Foto: Célio Messias/Agência Estado

Por Nathalia Guarezi

O palmeirense se acostumou a ganhar os jogos da Série B de virada. Contra o Boa Esporte, porém, não deu certo. A derrota quebrou a invencibilidade de 11 jogos na competição. O resultado em Varginha não preocupa o torcedor em relação ao acesso à primeira divisão, mas traz uma irritação sem fim pela apatia mostrada em campo. Mesmo com um time misto, o técnico Gilson Kleina tinha peças de reposição melhores para começar a partida. Não teve coragem e sua apatia contaminou a equipe inteira.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

[Coluna] Longe da “quitação”

Foto: Ari Ferreira/Lance!Press
por Rogério Perazolo

E ele voltou. E fazendo barulho. Após quase três anos de muito dinheiro gasto, polêmicas, fofocas, chutes no ar, tweets, baladas, contusões, promessas de mudanças e, bem de vez em quando, um futebolzinho (que ninguém é de ferro...), Jorge Valdivia conseguiu emplacar seis partidas consecutivas pelo Palmeiras (marca que não atingia desde o já longínquo janeiro de 2012). Mesmo assim, alguns gols e lances plasticamente bonitos reacenderam a velha e teimosa chama da esperança naqueles que ainda sonham rever nele o mesmo jogador que se tornou ídolo entre 2006 e 2008.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

[Obsonvações]: Pés no chão

Foto: UOL
Por Obson de Almeida

Ficamos eufóricos com a sensacional virada do Verdão no sábado, mas temos que voltar à realidade e pensar no que vem pela frente. Tivemos uma épica jornada, ainda que contra uma equipe do Z-4 da série B. Vitória que veio na base da raça, da garra, da vontade, meio que de qualquer jeito, no abafa. Mais pela fragilidade do adversário que abdicou de jogar após o segundo gol e foi encurralado em sua metade de campo, do que por méritos de uma estratégia definida em treinamentos para esse tipo de situação.

sábado, 17 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Palmeiras 3-2 Paysandu

Foto: Globoesporte.com
Por Felipe Portes

Esqueça tudo o que você sabe sobre grandes viradas, brigas históricas e reações da torcida. TUDO que aconteceu hoje no Pacaembu ficará guardado na mente de quem estava lá. Eu incluso. Estou sem voz, pigarreando como um velho tuberculoso, mas por uma boa causa: vi o Palmeiras jogar para a sua torcida. Errando muito ou não, a atuação foi briosa.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

[Coluna] E SE #1 - Vágner Love

por Dimitrius Pulvirenti

E se fosse diferente? E se o presidente fosse outro? E se o juiz marcasse o pênalti? E se o técnico tivesse sido demitido. Começa agora [entra música de fundo] a série E SE. A ideia é na verdade criar os cenários que o Palmeiras teria caso algo acontecesse - ou não acontecesse, como é o caso de hoje. No primeiro e talvez último episódio: E SE o Palmeiras não tivesse vendido Vágner Love em 2004 para o CSKA? O que aconteceria com ele, com outros jogadores, com o treinador? No final, uma surpresa que fará sua cabeça EXPLODIR.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Joinville 0 - 1 Palmeiras

Foto: Heuler Andrey/Agif/Gazeta Press

Por Nathalia Guarezi

Mais uma vitória e menos um jogo nesse calvário chamado Série B. Pelos cálculos dos amigos palmeirenses, passamos da metade da pontuação considerada necessária para o acesso: 37/70 (obrigada pelo aviso, @RUFS). Isso não significa que vamos sofrer menos até o final do campeonato. Mas, sem perder há 10 jogos, o Palmeiras ganhou a quinta partida seguida e mantém certa tranquilidade na ponta da tabela, com 12 pontos de diferença para o quinto colocado (é o que importa, não?).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

[Coluna] Milagre de novo?

Foto: Eduardo Viana / LANCE!Press

Por Rogério Perazolo

Daqui a dez dias o Palmeiras iniciará sua caminhada em mais uma Copa do Brasil, enfrentando no Pacaembu o traiçoeiro time do Atlético Paranaense (que passou, em apenas duas semanas e quatro vitórias seguidas, de "provável rebaixado" a "sensação" no Brasileirão). Por mais que o discurso geral seja o de que a prioridade este ano é a maldita Série B (e na verdade deve ser mesmo, até porque um eventual não-acesso simplesmente inviabilizaria todo e qualquer projeto a longo prazo de reerguimento do clube), temos motivos suficientes para não desprezar mais esta competição.

sábado, 10 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Palmeiras 2 - 1 Paraná

Foto: Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress
por Dimitrius Pulvirenti

Em um campeonato tão chato como essa versão extreme do primeiro turno do Paulistão que é a Série B, uma vitória de virada é a única coisa capaz de dar alguma emoção aos certames. E o Palmeiras fez assim de novo na segunda partida seguida em que o adversário é PRESENTEADO com um gol no primeiro tempo e o time vira no segundo. 34 pontos e já chegamos na metade do caminho. Para os que acreditam que 70 é a meta, podemos dar uma arredondada e dizer que METADE JÁ FOI.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

[Notícia] Palmeiras encaminha empréstimo de Wesley

Foto: Alex Silva/Agência Estado
por Dimitrius Pulvirenti


Na tarde desta quarta-feira (7), o repórter do Lance!, Caio Carrieri, informou que o Palmeiras está encaminhando o empréstimo de Wesley para o Atlético-MG. A razão para o negócio, de acordo com a reportagem, é o salário do volante, considerado alto pela cúpula palmeirense. Caso se confirme a saída de Wesley, que chegou ao Palmeiras no início do ano passado, o jogador se despedirá do clube exatamente no momento em que começa a render o que era esperado.

[Pós-Jogo] São Caetano 1-2 Palmeiras

Foto: GloboEsporte.com
Por Felipe Portes

Pintou o campeão, senhores. O Palmeiras está tão bem, mas tão bem, que quando faz cagada no primeiro tempo consegue se recuperar e dar a volta por cima. Passei um puta nervoso vendo o jogo nos 45 minutos iniciais, mas no fim a ansiedade compensou.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

[Coluna] Enquanto durar

Foto: Nelson Antoine/ FotoArena/ Gazeta Press
por Dimitrius Pulvirenti

Há pouco mais de três anos, o Palmeiras trazia Jorge Valdivia de volta. Melhor jogador do time que deu fim à fila de oito anos em 2008, o chileno voltava ao clube acompanhado por Kléber e Luís Felipe Scolari. Três anos se passaram e, junto com eles, incontáveis lesões e polêmicas envolvendo o meia e o clube. Passou de potencial ídolo a símbolo da falta de comprometimento, a foco de gozação dos rivais. Fora de campo tantas e tantas vezes, e jogando por intervalos tão curtos, tornou-se quase impossível lembrar de como ele era em campo. Sempre sem ritmo, com jogadores medianos – no melhor dos cenários – ao seu redor, transformou-se, para o senso comum, em um bom jogador que teve seus momentos em um passado longínquo.

sábado, 3 de agosto de 2013

[Pós-Jogo] Palmeiras 2 - 1 Bragantino

Foto: Terra
Por Felipe Portes

É sexta-feira à noite. Você sai numa dessas pra curtir o seu amor. Paga a entrada, se acomoda, está calor, mas você esfrega as mãos como se fizesse frio. Está ansioso, sabe que vai se divertir como esperou a semana toda. É meu amor pra cá, meu amor pra lá, pega de beijinho, a mão não para quieta.